Pr. Cesino Bernardino: 36 anos em Camboriú

pr-cesino-bernardino--e-esposa-elba-bernardiono

Missª Elba Bernardino e Pr. Cesino Bernardino

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Camboriú tem a felicidade de estar comemorando em 2013, trinta e seis anos sob a liderança do Pr. Cesino Bernardino como seu pastor presidente, completados no último dia 25 de janeiro (bodas de cedro).

São mais de três décadas de convivência harmoniosa com os milhares de membros dessa abençoada igreja, inclusive com as demais denominações evangélicas da cidade, com cujas lideranças o Pr. Cesino sempre soube tratar, respeitando e sendo respeitado.

Em 15 de janeiro de 1971 foi consagrado pastor pelo Pr. João Ungor, em Urubici. Em sua trajetória na direção de igrejas foi responsável pelos seguintes trabalhos: Urubici, de 1967 a 1971, subordinado ao Pr. João Ungor; Canoinhas, já como pastor presidente, de 1971 a 1973; Balneário Camboriú, por um ano, em 1974; regressou a Urubici em 1975; Jaraguá do Sul também por um ano, em 1976, vindo, em seguida, para Camboriú, onde assumiu como pastor presidente, em reunião presidida pelo Pr. Pedro Cardoso, em 25 de janeiro de 1977.

Seu ministério, devidamente alicerçado na rocha, que é Cristo, sempre foi profícuo e permitiu que o trabalho prosperasse de maneira maravilhosa, como não poderia deixar de ser, já que estava sendo executado por alguém realmente comprometido com o Evangelho, alguém cujos traços são o solo onde a verdadeira liderança cria raízes.

Dentre os muitos obreiros formados pelo Pr. Cesino durante sua gestão conta-se 61 pastores, além de centenas de presbíteros e diáconos.

Muitas foram, e estão sendo, as realizações levadas a efeito em nosso campo eclesiástico por intermédio desse valoroso servo de Deus, com destaque especial para a criação do departamento de missões Gideões Missionários da Última Hora, em 1980. Vale lembrar, aqui, que como outros grandes líderes nosso pastor também apresenta um modelo de liderança baseado em quatro “pês”: propósito, pessoal, paixão e persistência. Propósito: o verdadeiro líder sabe o que quer e tem a flexibilidade, a coragem e a a sabedoria para buscar com determinação inabalável. Pessoal: o verdadeiro líder tem a habilidade de localizar as pessoas capazes de levar sua visão adiante. Paixão: é a devoção inabalável a um propósito, e a paixão de um grande líder é contagiante, inspirando seus colaboradores a passarem por cima de dúvidas e dificuldades. Finalmente a persistência: quando encontram obstáculos os grandes líderes não deixam que seus sonhos virem fumaça – eles trabalham.

Nosso desejo é que o Senhor continue abençoando o ministério do Pr. Cesino, concedendo-lhe ainda muitos anos na liderança desta igreja que tanto lhe ama.